sábado, 20 de novembro de 2010

Projetos de Aprendizagem e Projeto de Ensino são diferentes

É POSSÍVEL TRABALHAR PAS, COM ALUNOS DE 2º ANO?

Após ter experimentado a metodologia com Projetos de Aprendizagens, com alunos de 2º ano das séries iniciais, durante o período de estágio do curso de Pedagogia foi possível continuar desenvolvendo essas práticas durante o ano por ser a professora da turma e principalmente por ter despertado o interesse dos alunos pela pesquisa e também a participação da família nas atividades. Logo ao término do estágio os alunos não se deram por satisfeitos muitos outros PAS foram surgindo, mas com mais fluência tanto por parte dos alunos na busca das informações e por parte da professora em conduzir os alunos à pesquisa.
Foram muitos desafios ao longo do caminho. Além de o professor estar enfrentando uma forma de trabalhar muito diferente do que vinha sendo acostumado a trabalhar tinha que também saber lidar com a direção, supervisão, e orientação educacional que desconhecem a metodologia bem como os pais que todo dia na porta querendo saber do caderno que não estava cheio de letras para completar as linhas do caderno, ou melhor, escrever de forma mecânica, levando-me a comprometer que meus alunos deveriam chegar ao final do ano lendo e escrevendo.
Hoje quase no término do ano letivo, em uma turma de 20 alunos, somente três alunos que não estão alfabetizados, o restante escreve verdadeiros textos, com alto grau de informatividade utilizam elementos de coesão que dão coerência e continuidade a narração, conforme os exemplos que irei expor no tcc.
Ao retomar os estudos no Enfoque 6 - Disciplina de Didática, relendo o texto “Os Projetos de Trabalho: Uma forma de organizar os conhecimentos escolares”. HERNANDES, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. In-A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª ed., Porto Alegre: Artmed ,1998, Pode-se compreender a diferença entre Projetos de Aprendizagens e Projetos de Ensino bem como comparar a estrutura de planejamento entre ambos e como se processam as práticas pedagógicas.
Buscou-se embasamento em “Arquiteturas Pedagógicas para a Educação à distância, concepções e suporte Telemático; Marie Jane Carvalho, Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes”, que nos leva a compreender que o trabalho com Projetos de Aprendizagem deve ser considerado o conhecimento prévio dos alunos pesquisadores , no qual os mesmos colocam tudo o que sabem sobre o tema. Neste campo surgem muitos conflitos possibilitando a interação com o desconhecido ou com novas ou com novas situações para que o indivíduo se aproprie do novo conhecimento. É desestimulador trabalhar em cima de um tema sem problematizá-lo e questiona-lo. Um projeto de aprendizagem visa dar possibilidade de se trabalhar em cima de hipóteses e estratégias a partir de uma pergunta curiosa.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Elaine,

Parabéns pela ousadia de experimentar a metodologia dos PAs na tua turma! Acredito que essa experiênca trouxe enorme contribuição à tua formação profissional. O mais interessante dessa experiência é que, além de experimentar uma metodologia nova, construiste outras formas de compreender o ensino, o currículo, o conteúdo, etc, ou seja, mudou-se não apenas a forma de ensinar, mas a forma de pensar. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.