terça-feira, 16 de novembro de 2010

Atividade de outubro- letramento

SEMANA 1 NOVEMBRO
Letramento
Durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso inúmeras reflexões surgiram a respeito dos estudos realizados em todas as áreas do conhecimento. Nesse momento busquei registros nos arquivos da interdisciplina “Educação de Jovens e Adultos” que me fizeram encontrar nas citações de Marta Kohl os conceitos de alfabetização e letramento embora não mencionado por ela, mas que está subentendido.
Marta Kohl (PROFA, 2000) diz que “[...] o adulto tem conhecimento acumulado, tem uma relação com o mundo que é muito mais sofisticada do que a das crianças. Não é sofisticada em termos de escolares, mas é em termos de desenvolvimento humano. E a escola precisa estar ajustada a essa cabeça adulta”.
Segundo a autora, os jovens e os adultos trazem consigo, uma história mais longa e mais complexas de experiências, conhecimentos acumulados fazendo com que ele traga consigo diferentes habilidades e dificuldades em comparação com a criança, e, provavelmente mais capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagens. Pode-se dizer que o processo de letramento é um processo que se estende por todos os anos de escolaridade e, por toda a vida.
É possível confrontar diferentes realidades, como por exemplo, o “letramento social” com o “letramento escolar”; analisar particularidades culturais, como por exemplo, o “letramento das comunidades operárias da periferia de São Paulo”, ou ainda compreender as exigências de aprendizagem em uma área específica, como é o caso do “letramento científico”, “letramento musical” o “letramento da informática ou dos internautas”. Em cada um desses universos, é possível delinear práticas (comportamentos exercidos por um grupo de sujeitos e concepções assumidas que dão sentidos a essas manifestações) e eventos (situações compartilhadas de usos da escrita) como focos interdependentes de uma mesma realidade (Soares, 2003).
De acordo com Soares, podemos citar o exemplo do arquiteto e o engenheiro. O arquiteto com seu letramento ao planejar uma obra dentro das exigências e das normas estabelecidas na área da arquitetura e o pedreiro com seu letramento executam a obra planejada. Perguntamos qual é a tarefa mais importante? A do arquiteto ou a do pedreiro? Quem é o mais letrado? É óbvio que cada sujeito tem sua especificidade e ao mesmo tempo compartilham da mesma realidade.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Elaine,

Pontuaste muito bem a diferença entre o adulto e a criança com relação às vivências de aprendizagem, de práticas letradas. As especificidades de cada grupo devem ser levadas em conta no momento do planejamento, a fim de que as atividades contribuam de fato para que os alunos (sejam crianças ou adultos) avancem cognitivamente. Infelizmente, sabemos que, na prática, ainda há muito que se avançar. Nas turmas de EJA ainda encontramos um ensino semelhante ao regular que "infantiliza" o conteúdo em vez de promover a reflexão, a discussão e a construção do conhecimento.

Beijos, Rô Leffa.

Unknown disse...
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