terça-feira, 16 de novembro de 2010

Práticas pedagógicas com Projetos de Aprendizagens

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM PROJETOS DE APRENDIZAGENS

Durante a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, enfoque 6- Pedagogia de Projetos, percebi como aconteceram as primeiras aulas do período de estágio no qual as práticas estavam relacionadas conforme os autores descritos na postagem sobre Ensino por Projetos e Projetos de Aprendizagens.
. Como tudo que é novo assusta a prática de Projeto de Aprendizagens, PAS não foi possível ser aplicada desde o início do estágio pelo fato de não reconhecer a diferença entre Ensino por Projetos e Projetos de Aprendizagens. Durante o curso a interdisciplina do Seminário Integrador nos possibilitou as práticas com PAS, mas para um professor de muitos anos de carreira não foi fácil permitir que uma nova metodologia pudesse acontecer de forma satisfatória, o qual justifica minha resistência no início do estágio. A partir da visita da orientadora do estágio e de suas interferências é que me dei conta que as práticas estavam acontecendo através de Ensino por Projetos conforme os autores citados anteriormente.
Foi então que no dia 12 de junho é que entendi que o trabalho com PAS deveria tomar outro rumo. Os temas partem da necessidade, da curiosidade e desejos do aluno, percebidos pelo professor, onde o mesmo faz o papel de mediador e assim vai viabilizando e organizando o trabalho através das observações da turma para assim perceber o que está despertando o interesse das crianças.
Os temas surgem, através das rodas de conversas, pois este é um momento muito importante da rotina de trabalho onde o papel do professor é instigar ainda mais a curiosidade dos alunos e os conteúdos da série vão sendo desenvolvidos durante o PAS.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

as aprendizagens precisam de tempo e costumam mesmo desequilibrar as nossas certezas. Que bom que puderam acontecer ainda a tempo de compartilhares os registros conosco. E, ouso perguntar agora que o estágio terminou: depois de descobrir as diferenças entre aprendizagem por projetos e projetos de aprendizagem, qual das duas metodologias vens aplicando?
Seguimos conversando e sugiro que tragas no teu comentário os autores que fundamentam as diferenças mencionadas, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie