quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

auto avaliação

AUTO-AVALIAÇÃO
O curso de Pedagogia era uma meta muito esperada ao longo dos anos como professora. Quase no final de carreira este sonho começa a se realizar. Chegar à aposentadoria com nossos objetivos alcançados é renovar-se, acreditando que ainda temos muito que aprender e muito a ensinar. Reciclar deixa as coisas que já estavam sem uso, ou melhor, acomodadas no seu canto, tornar-se úteis novamente. Assim percebi que como pessoa também poderia acontecer uma forma de reciclagem em função da necessidade de acompanhar o ritmo acelerado dos alunos a quem devo uma formação profissional competente. Para ser essa profissional competente e atuar numa realidade em permanente transformação foi necessário retornar aos bancos escolares e começar a busca de respostas para muitas perguntas que já há muito tempo eram almejadas.
Apesar dos percalços durante a caminhada, foi possível acompanhar o ritmo de uma faculdade à distância no qual tivemos que nos dispor a aceitar uma metodologia que nos levasse a adquirir as habilidades de usar uma ferramenta que até então não éramos acostumados a lidar permitindo-nos trilhar por caminhos que não conhecíamos. Confesso que não foi tarefa fácil, mas possível pelo fato de poder usufruir de subsídios e orientações técnicas por parte dos professores, tutores, que permitiram o desenvolvimento das atividades on-line que de certa forma foi presencial pelo fato de estarmos presente nas atividades através dos chats, dos fóruns e nos ambientes de trabalho on-line, onde deveríamos apresentar nossas produções e através delas nossas aprendizagens. A interação entre professores, tutores e colegas do curso eram uma constante, a comunicação via MSN, E-mail acontecia frequentemente. No meu ponto de vista, qualquer pessoa que se dispõe a fazer uma faculdade à distância on-line deve ter no mínimo um curso de informática básico, para poder usufruir e acompanhar o ritmo dos que já dominam a tecnologia com maior desempenho. A auto-avaliação surgia a todo instante, a cada estudo realizado levavam a perceber meu desempenho e as dificuldades, tanto como pessoa e como profissional. As aulas começaram a tomar outros rumos quanto à metodologia de trabalho em sala de aula principalmente em reconhecer que nem todos os alunos aprendem do mesmo jeito ao mesmo tempo.
Mesmo sabendo que nem todas as escolas não estão equipadas suficientemente ou até não possuírem uma sala de tecnologia a disposição da comunidade escolar, o curso nos deu a oportunidade de avançar no conhecimento tecnológico e saber usar essa ferramenta nos deixando aptos a trabalharmos com nossos alunos no momento oportuno, elevando o nível de letramento virtual. Apesar de ter consciência que se eu tivesse buscado mais ajuda na busca de informações sobre o uso das ferramentas virtuais e dos ambientes de trabalho junto às tutoras do pólo fora dos dias das aulas presenciais, o aprendizado nessa área do conhecimento seria bem mais produtivo.
É difícil diante da realidade escolar a que vivemos valorizar os recursos tecnológicos educacionais se a comunidade escolar convive com um modelo educacional que não absorve esses recursos para concretizar a inovação pedagógica tão desejada.
O seminário Integrador nos proporcionou uma busca às reflexões anteriormente realizadas. Essas idas e vindas aos portfólios de aprendizagens, nos fizeram rever conceitos que pensávamos que já estavam compreendidos, mas a partir da releitura pode-se perceber a necessidade de buscar outras fontes para novos questionamentos. Os estudos teóricos sobre os conceitos de alfabetização e letramento foi possível vivenciar em minhas práticas pedagógicas durante um trabalho voltado para as práticas de leitura, escrita e oralidade, compreendendo as habilidades que competem à alfabetização e letramento. Entre tantos os conceitos esses foram os que tiveram relevância durante todos os estudados durante as reflexões em todas as disciplinas.
Sinto-me vencedora e feliz por saber que muito aprendi e que estou me sentindo aguçada a buscar mais, quem sabe uma pós-graduação.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

realmente foram muitos desafios e inúmeras descobertas/conquistas ao longo destes quatro anos e meio. Ainda lembro do teu caderno...e da ajuda que precisavas para postar as atividades nos diversos espaços. Foi uma bonita caminhada em busca de novas competências para se apropriar das tecnologias e dos conceitos.
Meus sinceros parabéns pela persistência e esforço que te permitiram chegar até aqui e ainda permitirão que avances muito mais.
Um carinhoso abraço já com uma pontinha de saudades!
Profa. Nádie