terça-feira, 28 de setembro de 2010

FICHAMENTO LIVRO -Alfabetização e Letramento

FICHAMENTO DO LIVRO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE MAGDA SOARES
SOARES, Magda.
Alfabetização e Letramento/ Magda Soares. 6.ed. São Paulo: CONTEXTO 2010

A AUTORA
Magda Soares, graduada em Letras e doutora e livre-docente em Educação pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), é professora titular emérita da faculdade de Educação dessa Universidade, pesquisadora do centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE-dessa Faculdade, autora de diversos livros e artigos sobre ensino de Português ( alfabetização, letramento, leitura e produção textual), e de coleções didáticas para o ensino de Português no nível fundamental.
Foi publicado pela Editora Contexto em 2010, o livro Alfabetização e Letramento de autoria de Magda Soares, onde a mesma propõe releituras de artigos sobre os temas de alfabetização e letramento publicados ao longo período de 13 anos- de 1985à 1998. O neologismo releituras segundo a autora, pretende mostrar não leituras repetidas desses artigos já anteriormente publicados, mas leituras renovadas tanto para quem os escreveu como para quem os lêem com um olhar voltado para o presente.
A obra apresenta três partes bem distinta.
Na primeira parte, a autora aborda o conceito de alfabetização sob diferentes perspectivas teóricas, no qual em seus artigos discute concepções de Alfabetização e Letramento e chama atenção para a complexidade do conceito de alfabetização e letramento, direcionando para a necessidade de ser abordado e compreendido de maneira multidisciplinar.
Na segunda parte, reúne artigos voltados para uma reflexão crítica sobre a prática de alfabetização e letramento, desvelando a função politicamente distorcida dos programas de acesso à leitura e à escrita. Questiona a separação entre o processo da alfabetização e a conquista da cidadania e, por fim, explicita o abismo entre o discurso oficial da escola e o das crianças pertencentes às camadas populares, denunciando, por meio de textos baseados em estudos e pesquisas do desenvolvimento de habilidades textuais em crianças de diferentes classes sociais o processo de aprendizagem de uma escrita que nega o direito de usá-la para dizer sua própria palavra.
A terceira parte da obra a autora apresenta apenas um artigo onde faz a integração entre concepções e práticas de letramento. Relembrando e reafirmando a importante contribuição da teoria pedagógica de Paulo Freire à educação e a alfabetização.
A autora coloca ao lado de cada texto, um para texto contendo comentários que mostram a releitura que a autora faz no presente, informando ao leitor quando e onde foi publicado originalmente e aponta suas relações com outros textos da coletânea.
As temáticas abordadas na obra trazem informações relacionadas ao processo de apresentação da linguagem escrita indicada a todos os educadores considerando que no contexto atual os conceitos e fatos abordados ao longo dos textos são de grande importância para debates e discussões nos dias atuais.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Elaine,

Reproduziste aqui uma atividade específica do TCC. Talvez ela devesse constar no wiki. Qual o sentido de postar o mesmo texto em dois ambientes diferentes? Cada espaço (blog e wiki) tem seu objetivo específico. Além disso, o SI tem uma proposta para as postagens do semestre. Visite o wiki do polo para saber mais detalhes.

Essa postagem não corresponde ao que foi solicitado, por isso deves produzir uma nova reflexão, buscando atender a proposta específica para o blog nesse semestre.
Aguardo nova postagem!

Beijos, Rô Leffa.

Unknown disse...

Texto muito bom, fichamento organizado, Rosangela, não vejo contribuição no seu comentário.